top of page
Prancheta 5 cópia 2PATTERN CITA.png

CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Prancheta 7.png

ASHLEY LUCAS / EUA

Ashley é professora de Teatro e Drama do Residential College, da Penny Stamps School of Art & Design, de Cultura Americana e de Língua e Literatura Inglesa da University of Michigan. É diretora de Latina/o Studies, ex-diretora do Prison Creative Arts Projection (PCAP) e membro fundadora do Carceral State Project.

CARLA MARCELINO / ECU

Dra. Educação UFPR/BR; Mestre em Teatro RIOJA/ES; Pedagoga e Especialista em História da Arte e Prática de Ensino Interdisciplinar UNISUL/BR. Docente de Arte e Cultura; Teoria Teatral; Filosofía da Cultura; História da Arte; Pedagogía da Arte; Arte Educação; Arte Inclusiva. Investigadora membro dos grupos Arte e Entorno; LABELIT; Teatro e Prisão; Diálogo Internacional e ILIA - Instituto Latinoamericano de Investigación en Artes. Coordenadora do projeto de investigação/criação/vinculação Teatro Tras las Rejas UTPL/EC. Diretora do curso superior de Licenciatura em Artes Escénicas e da Companhia de Teatro da UTPL/EC.

Prancheta 7 cópia 3.png
Prancheta 7 cópia.png

JOSETTE FÉRAL / FRA

Josette é crítica, teórica e professora emérita da Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, na França. Tem como tema de pesquisa: análise da performance teatral, cena performativa, artes e tecnologias. É pesquisadora e autora de diversos livros e artigos em mais de 15 línguas.

JORGE DUBATTI / ARG

Jorge Dubatti é doutor na Área de História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires, e premiado pela Academia Argentina de Letras como melhor graduado de 1989 da UBA. É professor de História do Teatro Universal/História do Teatro (Carrera de Artes, UBA). É diretor do Instituto de Artes do Espetáculo "Dr. Raúl H. Castagnino” da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA. Dirige o Projeto de Pesquisa Filo:CyT (2022-2024) “Historia Comparada de las/los espectadores de teatro en Buenos Aires 1901-1914”. Fundou e dirige a Escola de Espectadores de Buenos Aires desde 2001. Contribuiu para a abertura de 75 escolas de espectadores em vários países. Desde 2021 é vice-diretor do Teatro Nacional Cervantes. Co-coordena o Diploma Internacional em Criação-Investigação Cênica da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). É membro da Comissão de Acompanhamento do Doutorado em Artes da Universidade Nacional de Córdoba. Seus livros incluem Filosofía del Teatro I, II y III, Teatro y territorialidad y Estudios de teatro argentino, europeo y comparado. Dirigido por Gastón Marioni e interpretado por Mercedes Morán, proferiu a conferência performativa María Velasco y Arias, María Velasco y Arias, una mujer de teatro en la Facultad de Filosofía y Letra (disponível no Canal Cervantes Online).

Prancheta 7 cópia 2.png
Prancheta 7 cópia 4.png

JAZMIN GARCÍA SATHICQ / ARG

Artista teatral, Jazmín é diretora, atriz, dramaturga e professora. Criadora e diretora artística da “Compañía Sapucay Teatro”, onde escreveu e dirigiu seus trabalhos de 2003 a 2019. E a partir de 2020 criou a "Compañía García Sathicq" onde desenvolve suas pesquisas e trabalhos criativos até hoje. Entre suas obras de maior destaque como diretora estão os biodramas “Transpórtate - Biodrama sobre identidades trans”, Teatro Argentino de La Plata, TAE, Escuela de Artes y Oficios del Teatro Argentino (2013 – Buenos Aires, Argentina), “Mucha Mujer”, convidada pela Associação Cultural “Trastero de las Artes” (2010 – Barcelona, Espanha) e a co-direção de “Cabaré Chinelo”, em parceria com o Ateliê 23 (2022 – Amazonas, Brasil). Desde 2019 é professora e vice-diretora da Escuela de Teatro La Plata (ETLP), um instituto de educação artística superior da D.G.C e E. da Província de Buenos Aires. Seus trabalhos receberam diversos prêmios e menções honrosas, e passaram por festivais nacionais e internacionais.

bottom of page