COMISSÃO CIENTÍFICA
Docentes que compuseram a comissão científica e participarão das mesas e discussões na programação do I CITA.
Annie Martins
Annie Martins Afonso é professora do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. É doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa LINGUAGEM, CORPO E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO (LICORES) na Universidade Federal do Paraná. É mestre em Letras e Artes pelo programa de Pós-Graduação de Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, com ênfase em Teatro Político. É especialista em Comunicação, Política e Imagem pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010) com ênfase em Democratização Cultural. É graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2009) e graduada em Comunicação Social - Relações Publicas pela Universidade Federal do Paraná -UFPR (2008). Atualmente ministra disciplinas e realiza pesquisas nas áreas de Relações de gênero e poder, Estética do/a Oprimido/a , Jogos Teatrais, Didática e Metodologia do Ensino Superior, Gestão e Produção Teatral e Estágio Supervisionado. Coordena os Projetos de Extensão: "Mostra de Teatro UEA" (2013-2018), "Arbítrio: Teatro na Prisão" (2015-vigente) e "Teatro e Medicina: Treinamento humanizado para Atores/Atrizes e estudantes de Medicina da UEA" (2018-2019). Também coordena a Clínica de Oratória do Curso de Direito da UEA (2017-vigente). É atriz com DRT/PR 22858.
Daniely Peinado
Artista da cena desde 2002, integrou o grupo TESC – Teatro Experimental do Sesc de 2003 a 2015, atuando e produzindo em trabalhos com outros coletivos e também como artista independente. Participou do NUPRAMTA de 2015 a 2018, retornando ao coletivo em 2020. É atriz na Cia Vitória-Régia desde 2019. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, é graduada em Dança e Teatro, tem especialização em Metodologia do Ensino de Arte e é Mestre em Letras e Artes. Nos últimos dez anos tem se dedicado a pesquisar as relações entre memória e criação nas artes da cena. Professora de Artes na Secretaria de Educação do Amazonas, atua também como professora em componentes curriculares e formações de professores na área de Artes, de teatro, e de dança. Foi professora no curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas entre os anos de 2012 e 2022, onde coordenou o projeto de extensão da UEA Curso Livre de Teatro (2017-2020). Foi professora em cursos livres de teatro e dança no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas entre os anos de 2010 a 2012. Tem experiência em curadoria de projetos culturais, mediação cultural, preparação de atores e produção cultural.
Eneila Almeida
Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) com Estágio Sanduiche em Comunicação e Arte pela Universidade de Aveiro/Portugal (2006) Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), graduada em Educação Artística: Licenciatura em Artes Cênicas (1992) e em Pedagogia (1999). Membra da Comissão Institucional de Estágio da UEA. Coordenadora Geral de Estágio da ESAT/UEA. Representante de Arte-Educadores do Amazonas - FAEB (2013-2022). Conselheira Fiscal da AAMARTE Associação de Arte Educadores do Am. Coordenadora de Qualidade do Ensino da ESAT. Professora Adjunta do Curso de Teatro da ESAT /UEA. e dos Programas de Mestrado em Artes - Prof-Artes (UFAM/UEA) e Ciências Humanas - (UEA). Coordenadora do projeto de Pesquisa e de Extensão "Formação de Leitores de espetáculos Teatrais na Educação Básica" , Pesquisadora nos Diretórios de Pesquisa: Tabihuni: Núcleo de Investigações em Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas-UEA/CNPq e Performatividades e Pedagogias, da UNESP/SP/CNPq. Possui experiências na área de Artes, com ênfase em Arte-Educação, Teatro, Teatro-Educação, Educação Formal e Não Formal, Políticas Públicas e Currículo.
Francis Madson
Doutorando no PPGAC - UDESC, Mestre em Ciências Humanas - (Teoria, História e Crítica da Cultura) - PPGICH UEA. Pós-Graduação em Gestão e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas e Licenciatura em Teatro pela UnB. Presidente da Federação de Teatro do Amazonas. Conselheiro de Cultura - Teatro - Circo. Diretor e Autor da Soufflé de Bodó Co. (AM) e Cia. Boi de Piranha (RO). Já desenvolveu trabalhos com a Cia. Cacos, Cia. De Intérpretes Independentes (bailarino e diretor), Cia. De Teatro Fiasco (Ator e Diretor), Artrupe Produções (Diretor), CDA (Companhia de Dança do Amazonas), GandhiCats Projets, Lucilene Castro. Os eventos FALD (Festival de Dança do Amazonas), Gororobas das Artes, Dabacuri das Artes, Festival Breves Cenas de Teatro, BR - CLOWN e Vazio- Festival de Performance, Circulação de Guerrilha, Sesc - 52, Pan - Potências das Artes do Norte, Menor Festival de Ópera do Mundo, Pensamento de Perto (Canal no Youtube), Conexão Norte (Perfil no Instagram), Festival de Teatro do Amazonas, Mostra de Teatro do Amazonas e PanPlay.
Gislaine Pozzetti
rofessora Adjunta do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUCSP.(2017) Mestre em Letras e Artes: Representação da Obra Artística, pela Universidade do Estado do Amazonas (2013). Graduada em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1986), Especialista em Arte Multimídia pela UFAM(1996) e em Gestão da Educação (UFAM/2010). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de dramaturgia, metodologias do ensino de teatro, teatro e tecnologias, gestão e produção teatral. Linha de Pesquisa: Teatro e Tecnologias, Jogos Teatrais e Dramaturgia compartilhada.
Humberto Sueyoshi
Pai de filhas incríveis, pesquisador amador de ecoeducação e auto ecodesenvolvimento sustentável. Professor Adjunto e vice-coordenador (2019-2023) na Universidade Federal do Acre (UFAC) no curso de Artes Cênicas: Teatro e ABI Teatro. Doutor em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre em Teoria e Prática do teatro pela ECA-USP ambos orientados pela Profa. Dra. Sílvia Fernandes da Silva Telesi. Possui graduação em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) com habilitação em Performance e Teatro e graduação em Direção Teatral pela Universidade de São Paulo (2007). Editor da revista SALA PRETA (2011 a 2015) e Aspas (2011 a 2017). Coordenador do grupo artivista de pesquisa e extensão: POCS. Atuando principalmente nos seguintes temas: interatividade, hipertexto, processo colaborativo, direção teatral e performance.
Luiz Davi Vieira
Luiz Davi Vieira Gonçalves é Performer, Diretor de Teatro e Antropólogo-Artista. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Professor titular do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH, Professor e Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes UFAM/UEA. Pós-doutorado e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com a pesquisa intitulada: O(s) Corpo(s) kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami da região de Maturacá. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC, linha de pesquisa: História Cultural, com a pesquisa: A Teatralidade na Obra de Siron Franco: uma relação entre Teatro, Artes Plásticas e História em Goiás (1988 a 1999). Graduado em Artes Cênicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Autor de livros sobre xamanismo, performance art e afeto na prática de rituais. . Atualmente é Líder do Diretório de Pesquisa Tabihuni: Núcleo de Investigações em Teatralidades Contemporâneas e suas Interfaces Pedagógicas-UEA/CNPq. Coordena os Projetos de Extensões: Tabihuni: o Corpo na Arte Contemporânea e suas Interfaces Artísticas e Interculturais (ESAT-UEA) e, Tecendo Diálogos Interculturais (ENS-UEA). Na modalidade participante integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo Maracá CNPq/UFAM, Grupo IMAM: Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena CNPq/UFG e o Núcleo de Antropologia, Performance e Drama ? NAPEDRA CNPq/USP. É integrante pesquisador da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, coordenando o GT IMAM. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural-IBP (UFSC-UFAM) trabalhando com povos indígenas (Yanomami, Kubeu, Baniwa e Tukano) em áreas como Etnologia, Antropologia da Performance, Arte e Xamanismo no Alto Rio Negro ? Amazonas. Além das atividades acadêmicas, participa de diversas oficinas de formação, montagens de espetáculos e desenvolve experiências corporais em regiões brasileiras como Amazônia (índios e ribeirinhos) e Goiás (sertanejos, andarilhos e moradores locais).
Taciano Soares
Artista da cena, diretor, produtor e gestor cultural. Doutor em Artes Cênicas e Mestre em Cultura e Sociedade, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Gestão em Responsabilidade Social (PUC Minas) e Neurociências e Comportamento (PUCRS). Bacharel em Teatro (UEA) e Administração (UFAM). Diretor do Ateliê 23, cia que completa 10 anos em 2023 e possui sede no centro da cidade de Manaus. Há 17 anos atua em obras de teatro, dança, performance e audiovisual. Foi Secretário Executivo de Cultura do Estado do Amazonas e Diretor de Teatros e Centros Culturais do Estado. Tem experiência na docência do ensino superior em: graduação em Teatro, pós-graduação em Gestão e Produção e Cultural e pós-graduação em Ensino de Arte. Desenvolve pesquisas no Teatro: a encenação, a atuação e o espectador contemporâneos, bionarrativas cênicas; e na Gestão Cultural: consumo e políticas culturais, públicos das artes. É, ainda, autor do livro "Públicos do Teatro em Manaus".
Thais Vasconcelos
Atriz e dramaturga de Manaus é doutoranda em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO), mestre em Letras e Artes (PPGLA/UEA) e bacharela em Teatro (UEA). Integrou o elenco do Teatro Experimental do SESC (TESC) entre 2009 e 2011. Atuou na companhia Ateliê 23 como atriz, dramaturga e compositora entre 2015 e 2018. Em 2022 assistiu a direção da ópera “O Menino Maluquinho”, de Ernani Aguiar e direção cênica de Matheus Sabbá. É autora dos livros José de Lima Penante e a dramaturgia teatral na Manaus do século XIX e Histórias para contar no Natal.
Vanessa Bordin
Professora Adjunta do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Atriz-performer e diretora de teatro. Doutora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) na área de Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Santa Maria, RS. Sua prática artística e pedagógica contempla o artivismo, a improvisação teatral, o trabalho criativo da atriz/performer e do ator/performer, a contação de histórias, o bufão e as máscaras Tikuna.
Vanja Poty
Professora de atuação e performance do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, coordenadora da especialização em Ensino de Arte da mesma Universidade e parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES – UFAM/UEA. Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, pesquisadora e propositora do projeto de extensão e pesquisa Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista – NUPRAMTA – desde 2015. Autora de A Cena e o Sonho: Poéticas Rituais de Criação na Obra do Odin Teatret (2015). Desde seu ingresso como docente do Curso de Teatro da UEA, dedica-se aos estudos acerca do treinamento do artista da cena, atua como performer e investiga esta linguagem, além de orientar processos criativos em artes da cena.
Wellington Dias
Professor Efetivo no Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Mestrado em Direção Teatral no RITCS School of Arts/ Erasmus Hoggeschool University em Bruxelas- Bélgica com revalidação de diploma realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro. Especialização em Docência para o Ensino Superior no Centro Universitário do Sul de Minas Gerais-UNIS/MG. Bacharel em Interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro. Bacharel em Direção Teatral no RITCS School of Arts/ Erasmus Hoggeschool University em Bruxelas- Bélgica. Foi professor substituto na Universidade Federal do Amapá no curso de Licenciatura em Teatro (2017 a 2019)